quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Literatura como principal responsável pelo descobrimento da nacionalidade brasileira.


Definir uma cultural local nunca foi tarefa fácil, e com nós brasileiros não poderia ser diferente, pois num país de tantas diferenças e miscigenações, a tarefa acaba se tornando mais difícil ainda.


O choque que tiveram os colonizadores ao se depararem com os nativos, foi forte, pois eram culturas totalmente diferentes uma da outra. O português ambicioso teria que povoar o local e criar uma rota marítima regular, para explorar o pau-brasil e a cana-de-açucar. Mas somente isso não era suficiente, seria preciso apagar a cultura indigena, nacional e de vários deuses, e IMPOR a cultura branca, européia e cristã. Atitude questionada e criticada até os dias de hoje, pois somente por riquezas, foram mudados costumes de inocentes. Temos publicações desses momentos, porém publicações que não podem ser consideradas literatura, mas sim literatura de informação.


Tudo isso acabou influenciando a nossa Literatura, que era produzida de acordo com os moldes europeus, não possuindo assim o nosso país, uma literatura que remetesse e defendesse a nossa cultura. Com o surgimento do Romantismo, o Brasil consegue ter a NOSSA Literatura, a prova está nos poemas sátiros de Gregório de Matos, nos romances indianistas de José de Alencar e nos sublimes poemas nacionais e patriotas de Gonçalves Dias e Castro Alves.


No período romântico foi que o Brasil atingiu uma grande noção de identidade cultural, pois é nessa época que os escritores surgem marcadamente nacionalistas, com uma forte consciência nacional, capaz de fazer uma literatura composta de raízes nacionais, mostrando assim, a diferenciação entre a cultura nativa e a do colonizador, não levando em conta as regras impostas para uma produção cultural e escrevendo de uma forma inovadora e de grande importância para a nossa cultura.Vemos que a Literatura foi de imensa importância para definir a cultura do nosso país, pois foi através do Romantismo, representado de forma nacionalista, com a sua força de liberdade, e de autores como José de Alencar, que escreveu Iracema e muitos outros romances indianistas retratando o nascimento do primeiro brasileiro, é que o nosso país enxergou a sua bonita e verdadeira identidade nacional.


Por Mayára Lima


Nenhum comentário: