quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Augusto dos Anjos, único e original


Augusto dos Anjos nasceu no Engenho Pau d'Arco, PB, em 20 de abril de 1884, autor de apenas um livro, o conhecido “Eu”, publicado em 1912, faleceu em Leopoldina, MG, aos 30 anos de idade, vítima de pneumonia. É altamente conhecido, lido e estudado, especialmente pelo seu “mau gosto”, sua linguagem cientificista, biológica, matemática e considerada antipoética, remete bastante ao nordeste e a filosofia materialista que o poeta estudou no curso de Direito.


Seus poemas enfatizam um pessimismo atroz, e principalmente ao nada e ao fim existência humana, e são contidos de uma musicalidade rude, agressiva e forte. Exagerado e direto, o poeta paraibano se queixa de tudo, da Vida, da Humanidade, da Religião, do Amor e até mesmo dele.


Vale também ressaltar que a sua poesia é paradoxal, chocante e extremamente original, mesmo tendo base em outros autores como: Schopenhauer, Spence, Darwin, Comte, Baudelaire e Nietzsche , porém seu contexto é incomparável e bem elaborado.


A idéia de concretismo que o poeta passa para o leitor, a mistura de características de diferentes escolas literárias, como Simbolismo e Parnasianismo, sua estética e o seu incrível vocabulário da podridão, o fazem um dos melhores poetas da Literatura Brasileira.


Algo que não pode deixar de ser dito é a excepcional mistura e descrição de temas concretos com temas abstratos, é a chamada dialética do localismo versus cosmopolitismo, muito constante em Augusto dos Anjos.


Por Mayára Lima

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem... único e original mesmo...
Grande Augusto dos Anjos!

Kerlynha disse...

Ain!!!
NOSSO Augusto!
Não poderia deixar de comentar logo aqui né! hehehe

Tá bom de atualizar mesmo! Bons textos, posts,sei que você procura sempre o melhor!

Bjão minha irmã!!!!
/\