sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Estética romântica


Segundo o grande Afrânio Coutinho, o uso da palavra Romantismo “retoma ao século XVII na França e na Inglaterra, com referência a certo tipo de criação poética ligado à tradição medieval de romances, narrativas de heroísmo, aventuras e amor, em verso ou em prosa, cuja composição, temas e estrutura – particularmente evidenciadas em Arioto, Tasso e Spencer – eram sentidas em oposição aos padrões e regras da poética clássica. " No Brasil surge com a publicação de Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.

O Pré-Romantismo foi a junção de um grupo de intelectuais interessados em discutir e colocar em prática as idéias de Herder e outros estudiosos, que propunham o desenvolvimento da humanidade e a história de uma evolução constante. Totalmente oposto ao Classicismo, o Pré-Romantismo surgiu com a finalidade de substituir o racionalismo pela sensibilidade, liberdade, inconsciente, mistério, melancolia, angustia, pessimismo, emoção e idealização da realidade. E acima de tudo, o conhecimento está através dos sentidos.

Os românticos enxergam a poesia como uma maneira de expressar o "eu" do ser humano. O Romantismo era a libertação do clássico e a transformação estética, onde o sentimento, imaginação, emoção e sensibilidade, tomavam o lugar da razão. O temperamento romântico é caracterizado pelo “eu” e pela melancolia, já o temperamento clássico se caracteriza pela razão, pelo mundo e pelo colorido.

Com toda essa mudança radical, surge assim o nacionalismo, abrindo portas para o movimento romântico, onde a volta para a Idade Média prevalecia, e no Brasil voltava-se para o Indianismo e Nacionalismo.

Um exemplo de Indianismo é o poema I-Juca-Pirama de Gonçalves Dias, que foi publicado em 1851 e é composto de dez cantos, nesse poema o poeta buscou uma identidade nacional e exaltou o índio, mostrando-o como uma fonte de sentimento de honra, e herói guerreiro que tornou-se prisioneiro dos Timbiras, passando momentos de aflição diante dos mesmos. O poema trata de um ritual de antropofagia, ritual indígena que é descrito detalhadamente do começo ao fim, onde um índio era aprisionado para ser devorado, caso reagisse pelo medo, iria ser libertado, pois os índios só comiam a carne daquele que mostrava força e braveza. Extremamente rimados e musicais, os versos de Gonçalves Dias tem como estrofes musicais o canto IV, por possuir versos pentassílabos, característica muito comum no Romantismo, outra característica é variação de pentassílabos e decassílabos, que é encontrada em todo poema.

As características românticas são: individualismo, ilogismo, senso de mistério, escapismo, reformismo, sonho, fé, culto da natureza, retorno ao passado e exagero. O romântico reduz a poesia ao lirismo, imaginação e sentimento.


By: Mayára Lima


4 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante esse teu texto!
Finalmente vim comentar antes que vc me mate!
kkkkkkkkk
xeru doida!

Leovegildo Douglas disse...

E viva o romantismo :)

Anônimo disse...

Valew !! Ajudou muuito minha pesquisa !!

Amanda macedo disse...

Muito bom, gostei.